terça-feira, 25 de setembro de 2012

Disciplina na educação

Estamos chegando a um nível de indiferença para as coisas mais simples que, nesse momento, precisamos de algo que nos foi tirado: Disciplina!

De acordo com os estudiosos, disciplina é a modelagem de caráter de um ser.

Claro que isso é desnecessário!!!


"Mas" - diriam vocês - "não quero ser moldado. Eu sou eu, e não podem me mudar/ não quero que me mudem."
E estão certíssimos. Porém personalidade é diferente de caráter. Não posso evitar que uma pessoa seja enérgica, mas posso evitar que ela seja destrutiva.
Na sociedade atual, os pais não orientam os filhos quanto a disciplina. Fazem o que os filhos querem, dizem "sim" a tudo. Burrice tal foi cometida na sociedade atual.
Não sou a favor de nenhuma política totalitária de governo ou de educação parental/escolar.
Apenas observo os fatos de ontem e hoje. E tenho visto que a situação indisciplinar é causa de muitas depressões, violências, entre outras coisas.
Um ser sem limites é um ser burro e fraco. Quando lhe é imposto limites, o ser buscar formas de ultrapassar esses limites de forma interessante.

Um exemplo é se eu lhe dissesse que não existe forma de criar energia do nada. Vários testes foram feitos e que isso nao foi possível. O que podemos fazer com relação a isso?
--Simples! Primeiramente, quanto tempo se passou desde que essa frase foi formulada? Foram descobertas outras formas de energia? De onde vem essa energia nova? A tecnologia avançou? Que novas hipóteses podemos formular? E assim vai...

O que isso tem a ver com a disciplina?
Os limites fazem a pessoa pensar criativamente e a disciplina direciona o pensamento. Uma pessoa pode ser disciplinada a ser mais filantrópica, mais caridosa, já que isso se faz e nao nasce com a pessoa.
O respeito aos mestres (da vida, da escola) é sempre uma boa disciplina. Eu mesmo não entendo muitas vezes leva meu mestre a me dar uns castigos... Mas depois enxergo além e vejo que era um teste que me foi confiado. O melhor é que passei.

A discilpina traz benefícios quando é usada de forma a ajudar pessoas. Mesmo que tenha que castigar.

Um comentário:

  1. É isso ái Victor, está faltando limites para a sociedade atual, concordo plenamente e não tenho mais nada a acrescentar.

    ResponderExcluir