quarta-feira, 7 de março de 2012

Covil responde: Reencarnação é lógico?

Na época que eu era evangélico, eu me deparei com a doutrina espírita. Comecei a ler o livro inicial que é o Livro dos Espíritos. Num primeiro momento fiquei muito assustado e acabei por rejeitar o que tinha lido. Em outro momento (alguns meses depois) li novamente e tudo fez um pouco de sentido. Num próximo momento (anos depois dessa vez) tudo fez mais sentido.

A reencarnação é mesmo possível?

PODE HAVER FALÁCIAS NO TEXTO.

Se é possível, não tenho certeza, pois não existem provas para que possamos estudar. Mas que a lógica diz ser mais provável que a ressurreição, isso ela diz.
Estava estudando sobre Hinduísmo hoje e achei um site interessante, mas que não utiliza a razão, somente a emoção e a ignorância para falar.

O site é esse: http://intellectus-site.com/site1/artigos/ocultismo/a-impossibilidade-da-reencarnacao.html
Quem quiser ler está aí.

A parte que mais me intrigou, foi próximo da conclusão do assunto sobre reencarnação, ao qual o titulo é:
A reencarnação é uma falsa teoriaA reencarnação é impossível pelas Leis numéricas

Nessa parte, apresenta-se 3 explicações da reencarnação: (ipsis literis)
· Essas novas almas estariam vindo de animais ou de rochas e de plantas.
· Essas novas almas estariam vindo de outros planetas, como afirmou uma das mais ativas promotoras do Movimento Nova Era, Shirley MacLaine.
· Haveria pessoas vivendo com mais de uma alma, duas, três, quatro...

E as perguntas são: (ipsis literis)
Se há uma alma por pessoa, e se a população do mundo está crescendo (e muito), de onde estão vindo essas novas almas?
Se cada uma dessas 7 bilhões de pessoas tivesse vivido pelo menos UMA única vida passada,de onde veio esse excedente de tantos bilhões de almas?

Sinceramente não vi leis numéricas nenhuma nessa argumentação.
A idéia de que as almas vêem das plantas e dos animais é por conta da energia que cada um guarda em si. Não necessariamente uma alma, que é a união do corpo com o espírito (parte pensante), mas sim uma energia. Energia de uma pedra não é necessariamente igual a energia elétrica. A terra tem energia, ou seja, o calor, os nutrientes, etc.

Os animais possuem alma. Mas ainda não foi descoberto qual tipo de alma eles possuem. Apenas uma coisa é certa, é menos evoluída que a nossa.
Vindo de outros planetas é a mais plausível, visto que Deus nunca parou de criar almas. E se ele cria almas infinitamente, onde estão essas almas? Indo e vindo, é o que se diz. O universo é muito grande e é um desperdício imenso de poder deixar tudo isso flutuando no universo. Ao que diz a Biblia: E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
Gênesis 1:14
(Destaque próprio)
A ciência que avançou tanto, descobriu muitas outras coisas, como o fato de a terra ser redonda, coisa que os “4 cantos da terra” não existe em um lugar redondo, tomando o destaque no literal. Descobriu também que existem milhões de outros planetas e alguns muito similares ao nosso. Se não houver vida nesses, é um desperdício do poder de Deus criar isso tudo, já que não conseguimos ver a olho nu planetas muito distantes.

Mais de uma alma habitando um corpo é incoerente. Haveria sim, explicação para as várias personalidades, que em certas pessoas ocorre, porém não é mais que uma manifestação de parte da personalidade reprimida pela mente. O que me deixa triste é essa pessoa ter que usar de uma falácia terrível que é a de diminuir o leitor, o chamando de tolo, caso aceite a segunda premissa como solução do problema. Isso não torna a premissa falsa.
Ainda tem o fato de que o que nasce na terra estar interligado num ciclo. O átomo que estava na planta vai para o animal, para o homem, para a terra e volta para a planta. Se a ressurreição ocorrer, a matéria do corpo que passou voltará a se reagrupar formando o corpo novamente, matando milhões de células vivas para que se forme.

A Reencarnação não é Possível, pois Contradiz a Ressurreição
Neste, essa pessoa, apela para a fé, a crença em Deus e na Palavra. Mas não desmascara ou nega com argumentos válidos a reencarnação. Se não contradissesse não seria outra doutrina, seria a mesma.

A Reencarnação é impossível, pois afronta qualquer gota de bom senso e de Inteligência e de Razão
Deste se diz. “Então como, digam-me então, eu poderei me tornar melhor em relação ao que eu fiz em vidas passadas se eu não lembro do que fiz?”
Se nessa vida tentares ser o melhor para si e para os outros, já é suficiente para conseguir recorrer aos pecados da vida passada. Muitos tem tendências suicidas (eu o tenho), pois em sua mente povoa o suicídio como um escape para o sofrimento. Se este não se suicidar, já é um ponto em que evoluiu e se melhorou. Se alguém que tem tendência de beberrão, evitar beber e não morrer de problemas relacionados a bebida, então é um ponto de melhoria.

Não é necessário lembrar quem foi ou o que fez para que possa reparar os erros que tem hoje. Basta que observe qual o mal que tem manifestado involuntariamente e se esforçar ao máximo em não se deixar morrer por isso.
Diz este ainda, concluindo esse capítulo:
A Reencarnação é um ciclo de desesperança, depressivo e ultrajante. E o mais importante: Onde está Deus em toda essa estória? E a doutrina hindu afirma ainda que o mal é apenas uma "ilusão". (ipsis literis)

A reencarnação dá mais esperança que a ressurreição, pois diz que sempre há uma chance de reparação, porém se mais rápido a mudança, mais rápido alcança o “paraíso”.

Não é depressivo, pois agrada a razão e dá algo em que se basear para viver aqui, principalmente trabalho.

Não é ultrajante, pois coloca todos os homens como iguais perante Deus, coisa que a ressurreição não o faz, já que uns vão para o “inferno” e outros para o “céu” e sem chance nenhuma de se salvarem, pois Deus já sabe quem vai.

Onde está Deus? A reencarnação é a mais misericordiosa manifestação da justiça divina, pois não julga senão sobre a intenção e a ação do homem, e ainda dá a chance de reconciliação com o Pai.

Jesus? Jesus é a alma escolhida para dar início a mudança que se faz necessária na lama do homem. Filho de Deus? Sim, mas Deus tem a todos como filhos e não faz distinção de pessoa, seja ela boa ou má. Apenas a justiça lhe é aplicada. Se fez bem, bem virá. Se fez mal, deves pagar pelo mal que fez.

Mesmo não havendo provas, há de se tomar que a reencarnação é possível no campo do pensamento, sendo esta a mais lógica. Obvio que não se tem provas para se concluir se é verdadeiro. Somente o tempo e a ciência nos dará a premissa correta ao qual tornará lei da natureza. Seja a reencarnação ou ressurreição.
Obrigado!

PS.: Caso aja algo contra a lógica, por favor, mandem críticas e sugestões para eu aprender mais. Obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário