terça-feira, 9 de setembro de 2014

Você sabe o que significa "crise" econômica?

Olá, amigos.

Hoje vou falar sobre a tal crise econômica que o mundo está "sofrendo".

Uma aulinha sobre crises.

O que causa uma crise?
Uma crise econômica é causada pela diminuição de compra/venda de produtos. Quando uma economia está aquecida, é quando um país produz e vende os produtos, gerando riqueza.
Após a primeira guerra mundial, a Europa estava vivendo um problema na economia dela, com devastações e falta de suprimentos. Os EUA tomaram as rédeas na produção mundial e na exportação, sendo a principal fonte de compra de produtos.
Havia emprego, os preços caíam, a agricultura produzia muito e o consumo era incentivado pela expansão do crédito e pelo parcelamento do pagamento de mercadorias. Quando a economia da Europa começou a melhorar, as importações começaram a diminuir. Essa diminuição gradual criou lentamente a crise de 1929.

Algo parecido com o que está acontecendo agora?

Desde 2008, o mundo tem vivido "A grande recessão". Essa recessão é simplesmente a quebra de um banco tradicional nos EUA chamado de Lehman Brothers, fundado em 1850.
Houve um processo de sub-prime, que é dar créditos a pessoas que não podem arcar com a despesa e neste caso, ficam inadimplente.

OU SEJA, CRÉDITO PARA TODOS.

Aconteceu muita merda... Os bancos emprestam para pessoas que não tem como pagar, criando inadimplência (Não pagamento) e insolvência (Dívida maior que a renda). Para os bancos não perderem dinheiro, criaram títulos negociáveis no Mercado Financeiro Internacional, porém não se tinha um produto. Era uma dívida que se negociava.

Tanto foi a coisa que acabou o dinheiro que se tinha nos bancos para os correntistas sacarem gerando desconfiança no sistema financeiro, afinal de contas, onde está o dinheiro que foi depositado lá?

Agora vamos ao que interessa: Brasil.

Todo banco possui uma reserva de dinheiro para ser sacado pelos correntistas, chamado de depósito (ou reserva) compulsória.
O Banco Central do Brasil vem diminuindo a reserva compulsória dos bancos para colocar mais dinheiro para empréstimo no mercado. Nos últimos dois meses, já diminuiu 70 milhões de reais (45 em Julho e 25 em Agosto). Tudo para aquecer o mercado.

De acordo com a Wikipédia: depósito compulsório é uma das formas de atuação de um Banco Central para garantir o poder de compra da moeda, e, em menor escala, para execução da política monetáriaE ainda: O principal objetivo do depósito compulsório é evitar a multiplicação descontrolada da moeda escritural.

Moeda escritural é a moeda de crédito, ou seja, não é dinheiro impresso, mas sim a "promessa" de uma moeda impressa. Por exemplo, tendo um cheque em mãos, você tem a promessa de que se for no banco X fazer um saque, você receberá seu dinheiro.

Enfim, esses empréstimos são perigosos. Quanto mais se endivida, mais controle eles tem sobre você. Mesmo que não pareça, mas é.

Veremos o futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário